A direção defensiva é primordial para uma boa convivência no trânsito, especialmente entre os profissionais do transporte. Confira já 5 dicas sobre isso!

É correto afirmar que a estrada oferece diversos riscos. Por isso a direção defensiva se faz muito importante para todos, principalmente para quem desempenha seu trabalho nas estradas!

A direção defensiva é um dos grandes desafios a ser aplicado pelos motoristas de uma frota. Ela requer atenção e paciência, características que em muitos casos é carente nos profissionais do mercado.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão te auxiliar na segurança!

Tome cuidado com as ultrapassagens

A direção defensiva pontua que antes de realizar uma ultrapassagem o ideal é certificar se as condições da estrada estão ideais para concluí-la de maneira segura. Colisões frontais contabilizam as principais causas de morte no trânsito no Brasil.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, entre agosto de 2013 e julho de 2014,  34% dos acidentes fatais ocorreram dessa forma. Esse é um número alarmante e deveria fazer parte da preocupação de todos os motoristas.

Por isso, adote sempre como regra apenas ultrapassar com a certeza de que será um ato prudente!

Respeite a sinalização e os limites de velocidade

Como a lei já prevê, esse deve ser, pelo menos um dos requisitos de um motorista, seja um profissional ou não. A certa medida, respeitar a sinalização e os limites de velocidade previnem diversas situações indesejadas.

Para os caminhões há algumas regras em especial que chamam a atenção, como por exemplo, o tráfego pela faixa indicada a veículos pesados.

Obedecer aos limites de velocidade é outro fator importantíssimo na direção defensiva. Imagine a lógica: é muito melhor demorar um pouco mais para chegar ao destino, mas chegar em segurança e garantir a harmonia no trânsito.

Não se exponha a riscos! Você conhece as leis de trânsito e também sabe o que deve fazer com elas. Procure dirigir com cautela e desfrute da tranquilidade que a direção defensiva proporciona.

Para uma direção defensiva monitore o peso do veículo

Ao optar por exceder os limites de peso todo mundo sai perdendo: a tendência é danificar tanto as estradas quanto o veículo, além de, muitas vezes atrasar a viagem.

Além disso, trafegar com o limite de peso excedido também pode ser fatal. Você já deve ter observado que caminhões tombam com uma certa frequência. Isso acontece, muitas vezes em função do caminhão estar sobrecarregado.

Não contribua para o aumento das estatísticas, pense a longo prazo e evite danos. Prefira sempre a responsabilidade com a sua vida, a vida do próximo e claro, com o seu trabalho e boa viagem!

Redobre a atenção em trechos urbanos

Em alguns trechos da estrada você vai se deparar com o perímetro urbano. Nesses locais, o indicado pela direção defensiva é redobrar a atenção, afinal, o fluxo e o movimento da cidade acontecem de maneira muito mais calma do que nas rodovias.

Uma situação relativamente frequente na vida do caminhoneiro é ter que refazer um trajeto porque o caminhão não consegue passar por algum viaduto ou determinadas especificidades da estrada. Ou ainda pior: o caminhão pode ficar preso em determinados locais em função de um ato imprudente.

Uma situação completamente indesejável, não é mesmo? Algo que pode ser facilmente evitado com um simples planejamento de viagem.

Procure estabelecer um plano de rota para evitar imprevistos como os citados. O GPS presente nos próprios smartphones é considerada uma ferramenta muito eficaz para realizar tal medida preventiva. O aplicativo indica as melhores rotas e também identifica as zonas mais carregadas de tráfego, com acidentes e locais para parada, é ideal para planejar a viagem em segurança.

Mantenha-se consciente do tamanho do caminhão

É claro que você já deve ter aprendido isso em diversos cursos, mas a prática cotidiana pode nos colocar em um um estado automático, então é muito válido lembrar! Quando o assunto é direção defensiva, um item que deve sempre ser revisado é dimensionar o tamanho do veículo que você está conduzindo.

Nós sabemos que a confiança no volante é um fator importante para o conforto do motorista, mas lembre-se que algumas manobras são consideradas arriscadas para um veículo pesado. Não convém realizar ultrapassagens apertadas, invadir a pista alheia ou entrar na curva com alta velocidade.

Tome esses cuidados em respeito a sua própria vida e também à vida do próximo!

Lembre-se sempre: um motorista bem preparado e consciente possui um grande diferencial e tende a somar muito no ramo do transporte. Siga na direção defensiva!

Saiba também o que a Fabet pode fazer por você!

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

SAIBA O QUE A FABET PODE FAZER POR VOCÊ!



Fechar Menu