Um plano de manutenção de frota adequado gera economia e outras vantagens para a sua empresa. O investimento é bem menor do que em medidas corretivas.

Reduzir os custos operacionais é um dos grandes desafios e preocupação constante dos transportadores de cargas. Dentro dessa missão está a manutenção de frota, que pode gerar economia para negócios como o seu.

E como o processo logístico representa um dos maiores custos na sua empresa, é fundamental que a manutenção de frota seja muito bem planejada e executada. A dúvida, porém, é como fazer isso de maneira eficiente?

A seguir, vamos lhe mostrar como ela vai gerar economia!

Manutenção de frota: como reduzir os custos operacionais

Fazer mais com menos! Cada decisão acertada em função do plano de manutenção de frota, vai colaborar na redução dos custos operacionais da sua empresa. Mesmo os cuidados com os pneus, o combustível utilizado, o tipo de óleo, entre outros detalhes importantes, devem estar de acordo com o planejado.

Para isso, ter um programa de manutenção programada em cada um dos veículos, garante o seu bom estado de conservação e funcionamento, gerando economia na manutenção corretiva.

Manutenção de frota: os 3 tipos

Existem 3 tipos de manutenção de frotas que a sua empresa pode adotar. Veja quais são elas:

Manutenção preventiva

Prevenir sai mais barato do que arrumá-los! Talvez, a manutenção preventiva seja a mais seguras de todas. Nela, você estabelece um cronograma de checagem de toda a frota e segue com ele para verificar de perto todos os itens necessários de cada um dos veículos.

Aqui, geralmente são checados óleo e fluídos em geral, os pneus, motor, suspensão e o sistema de escapamento. Além, é claro, de algum fator a mais que você deseja incluir.

Manutenção corretiva

Como o próprio nome sugere, a manutenção corretiva vem para corrigir algo que aconteceu e não se tem mais controle sobre a manutenção preventiva. É hora de consertar algo!

Deste modo, a manutenção corretiva é mais comum e aguardada em veículos mais antigos. Porém, até mesmo em veículos com maior quilometragem, algumas situações poderiam ter sido evitadas se houvesse uma manutenção preventiva efetiva na sua empresa.

No caso de adotar a manutenção de frota corretiva, os custos tendem a ser mais altos, já que envolve a troca de peças e mão de obra não programadas. Isso sem contar nos valores perdidos em ter um veículo parado, prejudicando todo o seu planejamento de entregas.

A grosso modo, pode-se pensar que a palavra "manutenção" tenha muito a ver com "conserto". Mas, não é bem por aí: pode ser uma ação preventiva.

Manutenção preditiva

Esse é um tipo de prevenção bem parecido com a manutenção preventiva. A diferença é que ela busca antecipar problemas nos veículos por meio do uso de tecnologia mais avançada.

A manutenção de frota preditiva é bem eficiente no que diz respeito à redução de custos, pois não abre chances para boa parte das manutenções corretivas. A ressalva fica por conta do investimento, que no primeiro momento é alto, pois envolve ferramentas como câmeras termográficas.

Tem mais sobre a manutenção de frota

Vale lembrar que a manutenção de frota não é apenas mecânica em seus componentes. É preciso considerar também as rotas e estradas que os veículos vão encarar. Às vezes, a escolha equivocada de um roteiro vai aumentar os custos de manutenção.

Como as estradas do Brasil a fora não são as melhores, é fundamental escolher os melhores trechos e usar sistemas de monitoramento e rastreamento de cargas.

Outro fator muito importante da manutenção de frota é contar com a mão de obra qualificada, seja ela interna ou em oficinas terceirizadas. Profissionais e estabelecimentos sem qualificação ou garantias, tendem a colocar os seus veículos em risco.

 

O objetivo do plano de manutenção é reduzir custos! Se for para aumentar alguma coisa, que seja a segurança dos motoristas e dos veículos. Portanto, para que os custos sejam realmente reduzidos, o plano deve ser bem estruturado e não permitir que a manutenção seja mais cara do que o custo operacional.

Importante: os motoristas da frota devem estar alinhados e conscientes para que todas as ações propostas pela empresa deem certo, inclusive, um plano de manutenção da frota.

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Fechar Menu