É fundamental ter um sistema de informação para fazer a gestão de pneus na frota. Acompanhe este post e conheça mais sobre o assunto!

O consumo de pneus representa o segundo custo mais alto para o setor de transportes (o primeiro são os gastos com combustível). De acordo com um estudo sobre gestão de custos logísticos na cadeia de suprimentos, as despesas com este item chegam a 18,68% dos gastos totais de uma empresa. Desta forma, é essencial contar com um sistema eficiente de gestão de pneus.

Descubra neste post como fazer um bom controle!

Qual a importância da gestão de pneus?

Evitar o desgaste precoce dos pneus com medidas preventivas e diminuir custos desnecessários, são os principais objetivos de uma boa gestão de pneus. Além da economia e da relação direta na redução de custos, a conservação deste item também ajuda a evitar acidentes nas estradas.

Fatores como peso da carga transportada, condições das estradas, idade da frota, estado de conservação dos veículos e até mesmo as atitudes do motorista ao volante causam desgastes precoces nos pneus. Assim, é imprescindível realizar um monitoramento constante desses quesitos.

Como fazer a gestão dos pneus na prática?

Atualmente, existem softwares específicos para a prática da gestão de pneus, que reúnem o máximo possível de informações. E, quanto mais completos forem os dados, maior será a visão do gestor com relação ao processo de controle operacional. 

Um bom sistema de gestão de pneus resulta em vantagens como maior vida útil de pneumáticos, aumento da segurança nas estradas e controle do desempenho do veículo, entre outros benefícios, com consequente redução dos custos. Em um mercado competitivo como o logístico, reduzir custos significa preços de frete mais acessíveis e conquista de clientes.

Continue a leitura deste post e saiba mais detalhes sobre uma eficiente gestão de pneus.

Siga as manutenções corretamente

Não adianta ter um bom plano de manutenção preventiva se ele não for seguido por você e pela sua equipe de motoristas. A correta manutenção da frota é indispensável para prolongar a vida útil dos veículos, peças e componentes, como, por exemplo, os pneumáticos. Com uma manutenção eficiente é possível detectar previamente problemas que podem se agravar, causando ainda mais prejuízos.

Em função do alto custo para aquisição de pneus, principalmente para veículos pesados, é necessário ter um plano bem traçado para a manutenção ao longo do tempo. Isso torna possível a verificação do nível de desgaste e a programação das reposições de acordo com as necessidades. 

Mantenha tudo registrado

Como já vimos, a coleta de dados é fundamental para a gestão de pneus em uma frota, pois auxiliam o monitoramento e a tomada de decisões. Desta forma, é possível realizar um planejamento, conforme veremos a seguir.

Para garantir a segurança, muitas empresas efetuam a substituição de pneus antes de ocorrerem problemas, o que diminui custos com reparos emergenciais, previne que o pneu seja danificado durante a viagem e reduz tempo com consertos, contribuindo para evitar que o veículo fique parado, atrasando as entregas. 

A troca de pneus pode ter como base os quilômetros rodados pelos veículos, onde devem ser consideradas as condições das estradas, estado de conservação da frota e peso das cargas.

Treine os motoristas

O trabalho de um gestor de frota é importantíssimo, mas ele necessita de uma equipe que possa ajudá-lo na rotina de trabalho, por isso é fundamental que ela esteja bem informada. Um bom treinamento para motoristas e auxiliares, que os conscientize sobre como praticar a direção preventiva e evitar problemas no dia a dia das estradas, melhora significativamente a gestão de pneus. 

Os motoristas podem ser orientados e treinados para evitar situações de risco, como, por exemplo, freadas bruscas e respeito à velocidade máxima permitida. Saber sobre as leis de trânsito também contribui para a melhoria do desempenho e segurança dos veículos, otimizando a gestão de pneus. O diálogo entre o gestor e os integrantes da equipe outro fator importante para tirar dúvidas e agilizar operações de rotina. 

Para saber mais a respeito da importância de uma equipe bem treinada, leia outros posts no nosso blog e acompanhe nossa página no Facebook.

E a sua empresa, como faz a gestão dos pneus da frota? Compartilhe sua experiência com a gente nos comentários!

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

SAIBA O QUE A FABET PODE FAZER POR VOCÊ!



Fechar Menu