Como economizar combustível é um dos maiores questionamentos quando o assunto é estrada. Leia o conteúdo a seguir e conheça dicas infalíveis para isso!

Com preços cada vez mais elevados do combustível, economizar parece uma tarefa quase impossível, não é mesmo? Por isso, vamos te mostrar que tem sim como gastar menos com o combustível e não é tão difícil assim!

A verdade é que um acompanhamento eficiente dos gestores pode colaborar muito para o encontro de alternativas para efetivar um consumo sustentável desse recurso tão valioso. Confira só algumas dicas:

Procure não exceder a carga do caminhão

Você provavelmente deve saber que essa prática é ilegal e ainda coloca em risco a geração de prejuízos em multa. Além de correr esse risco, o consumo excessivo do combustível é outra consequência causada por isso.

O excesso de peso faz com que ocorra uma perda no desempenho do veículo, exigindo um esforço maior do caminhão em todos os sentidos e a primeira área afetada é o consumo de combustível. Exceder a carga do caminhão pode ser considerada uma falsa sensação de vantagem.

É aquela velha história: o barato pode sair caro! Olha só alguns dos outros riscos que você corre ao exceder a carga:

  • Desgaste precoce dos pneus;
  • Comprometimento da vida útil de diversas peças do veículo;
  • Diminuição da vida útil dos freios;
  • Danificar as estradas;
  • Aumento do tempo de viagem.

Mantenha os pneus bem calibrados

A verdade é que quando você pensar em como economizar combustível uma das respostas precisa ser "manter os pneus bem calibrados".  Além de colocar em cheque a vida útil do pneu e aumentar o risco de furar ou rasgar, o aumento no consumo é outra consequência proeminente disso.

Pneus bem calibrados aumentam a fluidez do veículo, favorecendo seu impulso natural. No contrário há uma exigência maior do motor, fazendo com que demande de mais aceleração para manter o fluxo do veículo, desta maneira, aumentando o consumo do combustível.

Mas tome cuidado: a calibragem excessiva dos pneus também pode colocar em risco a condução e segurança do veículo. Por isso, verifique qual a capacidade do pneu e utilize sempre a mesma.

Como economizar combustível: evitando conduzir em ponto morto!

Por essa você não esperava, não é mesmo? A verdade é que, ao acionar o ponto morto em descidas além de exigir muito dos freios, a redução no consumo do combustível é uma ilusão.

Uma opção mais segura e econômica é utilizar o freio motor, ou seja, acionar a marcha ideal, de modo que segure o veículo naturalmente e de quebra impeça a passagem de combustível, consumindo menos diesel do que em marcha lenta.

Monitore a troca de marcha

Quando você pensa em como economizar combustível realizar a troca de marcha no tempo certo pode parecer um item insignificante, mas isso não é verdade. Realizar a troca de marcha corretamente colabora para evitar acelerações desnecessárias e a perda de velocidade. Além disso, o risco de acidentes se torna muito menor.

Veja também: Transporte de carga: descubra quais hábitos adotados pelo motorista são causas de acidentes de caminhão.

Mantenha a manutenção do veículo em dia

Você já se deu conta em como economizar combustível fica bem mais fácil ao monitorar esse item? É fato que manter a manutenção do veículo em dia vai deixar o funcionamento do veículo em 100%, o que consequentemente reduz o consumo do combustível. Monitore!

Verifique a credibilidade do posto antes de abastecer

Um combustível de qualidade contribuirá para um melhor desempenho do veículo, aumentando sua fluidez e consequentemente demandando de um menor fluxo de combustível para o funcionamento.

Além disso, ao apostar em um combustível de qualidade você estará contribuindo para o melhor funcionamento da parte mecânica do veículo, além de preservar a vida útil dos mesmos.

Fique de olho nas rotas

Uma das formas mais óbvias de como economizar combustível é ficar de olho nas rotas. Adotar a utilização do GPS pode ser um método muito eficaz para isso. Às vezes o caminho mais curto não é mais efetivo, por isso, fique de olho nos alertas de trânsito, prefira trechos em que ocorrem menos acidentes e otimize seu tempo e consumo na estrada.

Um bom planejamento de rota também contribuirá para a segurança e conforto do motorista. Realize-a no tempo correto e todo mundo só tem a ganhar!

Acompanhe sua equipe

Nenhuma dessas dicas se concretizará se não houver um bom relacionamento com sua equipe. Por isso, dê atenção às orientações, esteja presente na rotina dos motoristas e garanta o bem-estar de todo mundo.

Além disso, é importante acompanhar a operação do início ao fim. É imprescindível que a empresa invista em um sistema de monitoramento eficiente, contribuindo para o gerenciamento de riscos no transporte de cargas. Dessa maneira os gestores terão a oportunidade de acompanhar as ocorrências na estrada, fazer uma análise comportamental dos motoristas e assim, conseguir auxiliá-los nos momentos em que precisarem.

E aí, descobriu como economizar combustível? Conte-nos o que achou nos comentários abaixo!

E lembre-se de acompanhar o nosso blog, teremos sempre novas dicas para auxiliar sua empresa. Sucesso!

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

SAIBA O QUE A FABET PODE FAZER POR VOCÊ!



Fechar Menu