Controlar os gastos de uma empresa de logística pode parecer uma tarefa difícil, mas a gente simplifica para você. Confira já!

Realizar um controle de gastos efetivo no transporte de cargas é um item que tira o sono do transportador, literalmente. Isso porque, no transporte de cargas, os custos são altos e as margens de lucro estão cada vez menores.

O desafio do transportador, ou do gestor de frotas, é ter um controle de gastos assertivo para poder melhorar o lucro da transportadora no final das contas.

Mas não se assuste, organizando direitinho é possível fazer um controle de gastos muito eficiente, trazendo muito sucesso para a organização! Olha só o checklist que fizemos para te ajudar:

Trace suas metas

Ao definir os objetivos, além de motivar a equipe, a empresa estabelece um caminho rumo ao sucesso a ser seguido. Quando onde se quer chegar é algo consciente, a previsão de aplicação financeira fica mais clara e o crescimento se torna efetivo!

Para isso é necessário realizar um momento de introspecção e perceber a posição atual da empresa para em seguida estipular os passos seguintes. Nossa sugestão é: traçar onde a empresa deseja chegar e a meta acessível a ela no momento. Assim fica muito mais fácil definir as estratégias para uma boa condução empresarial e obter um controle de gastos eficiente.

A dica de ouro é pensar sempre: um passo de cada vez! Estipule pequenas metas e vá subindo degraus, aumentando a expectativa gradativamente. Entre um pequeno investimento e outro você atinge um grande propósito!

Por falar investimentos, aprenda a realizar um bom plano de manutenção de frotas gerando economia para sua empresas clicando aqui!

Produza um bom planejamento

Metas estabelecidas, hora de planejar! Uma empresa com um planejamento sólido está muito mais preparada para prevenir ou solucionar imprevistos e problemas. Por isso, na hora de realizar o planejamento a nossa sugestão é pensar em um checklist que siga esse padrão:

  • Qual os custos trazidos pelo transporte realizado pela empresa? (Isso inclui o consumo de combustível de cada veículo, sua manutenção, recursos humanos etc.)
  • Qual o faturamento médio de cada cliente?
  • Quais clientes são mais rentáveis para a empresa?
  • Qual o faturamento líquido dos fretes?
  • Qual a periodicidade das manutenções e troca de veículos?
  • Qual a expectativa de investimentos e como está o controle de gastos atualmente?

Para nortear o planejamento questionamentos como esses serão muito eficientes. Após respondê-los é com você! Analise com detalhes os recursos que sua empresa possui, os recursos humanos e viaje nos planos.

Avance: estipule objetivos para curto, médio e longo prazo e estude a fundo os recursos necessários e como você fará para alcançá-los!

Conheça o mercado

O mercado passa por transformações constantemente. Quem opta por não acompanhá-las pode sofrer consequências disso. Essa colocação pode parecer óbvia, mas alguns profissionais do segmento se detêm somente em seus hábitos tradicionais e acabam se dispersando do mercado, o que pode não ser algo tão saudável para a empresa.

As fontes de informação são as mais variadas: congressos especializados, matérias como essa, o próprio noticiário e as medidas políticas que refletem no seu negócio, por exemplo.

Realizando esse exercício você está sempre por dentro das novidades e tende a conhecer diversas alternativas rentáveis para o seu negócio. Evite gastos indesejados, estude e explore!

Treine sua equipe

Invista em pessoas! Seus recursos humanos devem contar com um motorista bem preparado para conduzir o caminhão, afinal, ele precisa do treinamento correto para gerir o caminhão de forma consciente e profissional. Uma boa condução do caminhão resulta em menor consumo de combustível, e de pneus, por exemplo. Ao final, isso resultará em um melhor controle de gastos.

Fique atento aos cursos disponíveis no mercado, eles também farão toda a diferença nos serviços oferecidos. Além disso, reuniões periódicas, acompanhamento e diálogos objetivos também irão contribuir muito para o desenvolvimento da empresa.

Obtenha feedback de clientes

Muita gente esquece, mas esse é um item imprescindível para alcançar os objetivos desejados. Os principais objetivos de sua empresa provavelmente estarão ligados às entregas realizadas com segurança e qualidade, respeitando os prazos. Essa é uma etapa imprescindível para a evolução dos serviços oferecidos.

Na prática desse exercício a lógica é simples: ao receber feedbacks positivos mantenha a estratégia e busque sempre aprimorá-la. Se ele for negativo procure não desanimar, para tudo há uma solução e você pode aprender com isso. Além disso, como toda mudança interna resulta em um tipo diferente de investimento, ficará mais fácil definir onde se quer chegar e ter um planejamento de gastos mais eficiente.

A Fabet está preparada para ajudar você a chegar em uma melhor gestão. Conheça nossos cursos voltados de forma específica para a gestão das empresas de transporte de cargas.

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

SAIBA O QUE A FABET PODE FAZER POR VOCÊ!



Fechar Menu