Investir em treinamentos voltados ao motorista de caminhão é um dos melhores investimentos que uma transportadora pode fazer. Entenda agora mesmo o motivo!

Reduzir gastos e ter mais lucros, esses são desafios e desejos das empresas de transporte de cargas. Mas, o que muitas esquecem é que o profissional que está atrás do volante tem um papel decisivo nisso, afinal é o motorista de caminhão que transporta e entrega a carga que faz o negócio funcionar.

Por esses motivos, também se torna essencial investir nas habilidades profissionais do motorista de caminhão. Mas, como fazer isso de maneira eficiente? Através de cursos e treinamentos direcionados ao que o seu motorista precisa saber.

Você deve estar se perguntando: “como tudo isso funciona”? Continue a leitura deste conteúdo e descubra a seguir!

Qual a importância do treinamento para motoristas?

Você já sabe que o modo com que o motorista conduz o caminhão não afeta somente o veículo, mas também o desempenho final e os resultados nos negócios. Isso se dá pelos possíveis atrasos, estragos no veículo, multas, ou acidentes, que podem afetar diretamente na produtividade, nos lucros e até na imagem da empresa.

O contrário disso tudo impactará positivamente nos resultados da empresa. Um motorista de caminhão bem instruído e atualizado, certamente irá desempenhar um papel que potencialize e viabilize o crescimento da empresa.

Por que treinar um motorista de caminhão?

Um motorista de caminhão treinado terá domínio de diversas informações que servirão para prevenir situações indesejadas e favorecer a produtividade da empresa. Dessa maneira, ele trabalha com mais eficiência e consequentemente potencializa os lucros ao final.

Para você entender melhor, elenquei alguns itens nos quais você pode sentir impactos positivos, como:

  • Redução de acidentes: quando o profissional sabe como agir em determinadas situações, o risco de acidentes ou imprevistos fica muito menor. Isso implica não somente no modo como ele conduz o veículo, mas também no seu tempo ocioso e fatores externos.
  • Economia: quando o motorista de caminhão sabe conduzir o veículo de maneira adequada, ele certamente terá mais domínio de atitudes simples que podem ser tomadas. Assim, é possível preservar não somente a vida útil das peças que compõem o caminhão, mas também economizar recursos que envolvem o funcionamento do veículo. Um exemplo muito prático disso é a economia de combustível.
  • Produtividade: o aumento da produtividade diz respeito não somente a percorrer mais em menos tempo, mas em como fazer isso em segurança. Um motorista de caminhão capacitado certamente seguirá o planejamento da viagem de maneira mais precisa, sem perder a segurança ou esquecer de tomar cuidado com o veículo.
  • Comportamento adequado: o comportamento adequado do motorista implicará diretamente em sua postura e no desempenho de sua atividade em geral. Fatores que podem interferir neste item são: sentar ergonomicamente correto, saber observar e tomar decisões, entre outros. Se ele for capaz disso tudo, além de se tornar mais competente, também se sentirá muito melhor.

Como incentivar o motorista a realizar o treinamento?

Tudo que você precisa fazer é mostrar o quanto ele pode ganhar ao realizar capacitações. Benefícios esses que são convertidos em habilidades, na prevenção de problemas e na satisfação em desempenhar sua função. Há também a opção de conceder a eles uma bonificação por cumprirem tais treinamentos, outro item que pode motivá-los muito a evoluir.

Você também pode mostrar em quais episódios esse conhecimento pode fazer falta. Grandes exemplos são: em situações de risco, direção defensiva e hábitos prejudiciais para um transporte eficiente.

Para qual motorista de caminhão é recomendado fazer treinamentos?

Todo motorista que já está na estrada há muito tempo precisa perder alguns hábitos prejudiciais que adquiriu nos anos de profissão e todo novo motorista precisa receber mais conhecimento, por isso, tanto para quem já tem experiência, como para quem é novo no ramo, realizar treinamentos e capacitações é essencial.

Também é necessário destacar o curso MOPP: um treinamento essencial para o motorista de caminhão que realiza o transporte de cargas perigosas. Existem várias normas regulamentadoras para seguir e cuidados para tomar que merecem toda atenção, confira tudo sobre o curso MOPP agora mesmo.

Como um treinamento traz lucros na prática?

Sua empresa certamente ganhará com a economia de recursos, evitando prejuízos causados por situações não planejadas, produtividade e eficiência no transporte de cargas.

Inclusive, temos o exemplo de um case da Fabet: a empresa Vale Log, que saiu ganhando muito ao investir em treinamentos. Para você entender melhor: sua economia em relação ao que havia antes foi de R$338.000,00 em um único mês, o que totaliza R$ 4 milhões de economia todo ano! Quer conhecer mais sobre esse caso? Clique aqui e confira agora mesmo.

 

Entendeu a importância de investir em capacitações? Espero ter ajudado com essas dicas. Agora chegou a hora de escolher o curso ideal para investir em sua empresa. Acesse o conteúdo como escolher um curso para motorista de caminhão e entenda o que avaliar na hora da decisão.

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

SAIBA O QUE A FABET PODE FAZER POR VOCÊ!



Fechar Menu