Uma maneira muito eficiente de reduzir custos e melhorar a qualidade do transporte de carga é através da otimização da gestão. Saiba como conseguir isso.

Ganhar: seja em produtividade, tempo ou eficiência. Quando falamos em otimizar a gestão, qualquer ganho é válido e é capaz de melhorar os processos. O segredo é fazer mais, com a menor quantidade de recursos possível.

Mas afinal, como fazer isso na prática? Seguindo algumas dicas práticas e realizando algumas ações, há a possibilidade de melhorar processos e otimizar sua gestão. Elenquei alguns itens que são fundamentais para lhe ajudar nessa jornada. Confira a seguir!

1. Controle os gastos de forma eficiente

A primeira ação que deve vir à mente quando o assunto é otimização da gestão é o controle financeiro, começando pelos custos. Para realizá-lo com eficiência, é necessário começar fazendo uma análise dos gastos fixos e variáveis, para em seguida fazer um estudo aprofundado do mercado, produzir um bom planejamento a curto e longo prazo e por fim, utilizar essas informações a favor da empresa, elaborando novas estratégias e ações.

Mas afinal, como fazer um controle de custos eficiente? Confira o passo a passo, através de outro conteúdo, clicando aqui!

2. Faça um plano de riscos

Além de ser um item obrigatório e exigido pela ANTT no transporte de carga, o mapa de riscos é uma medida preventiva. Um plano contra riscos eficiente será um auxiliar para proteger sua carga de:

  • Roubos;
  • Avarias;
  • Extravios;
  • Multas;
  • Apreensões de mercadorias.

Nesse sentido, é necessário não somente conhecer o que rege a legislação, mas também, ficar atento aos fatores adversos da estrada, planejando as viagens e fazendo um mapa de riscos eficiente.

3. Planeje as manutenções da frota

Escolhendo o melhor tipo de manutenção para a sua frota e fazendo com a periodicidade certa, você só tem a ganhar e economizar. Isso porque, ao planejar, você consegue acompanhar com mais assertividade o estado das peças e saber o momento adequado para fazer a troca.

Saiba como fazer um plano de manutenção eficiente para sua empresa.

4. Tenha um gerenciamento de riscos

Está passando por um período de baixa lucratividade, produtividade e falta de engajamento dos motoristas ou ainda prejuízos com seguros mal feitos? O problema pode estar em um gerenciamento de riscos falho ou até na ausência dele!

O plano de gerenciamento de riscos é um item que merece muita atenção, pois além de evitar prejuízos, também mantém sua frota em segurança. Os benefícios de fazer um bom gerenciamento de riscos são:

  • Diminuição de ocorrências danosas ao longo do transporte de carga;
  • Redução dos índices de despesas associadas à falta do gerenciamento de riscos ou seu planejamento inadequado;
  • Realocação dos investimentos que seriam utilizados em outro setores, para cobrir os prejuízos;
  • Redução dos custos com o transporte de carga.

Conheça exatamente o que é e qual a sua importância clicando aqui!

5. Aperfeiçoe os motoristas da frota

Ao investir em treinamentos todo mundo ganha: a sua empresa, seu colaborador e o seu cliente. Sua empresa em agilidade, profissionalismo e excelência e seu colaborador em capacitação, valorização profissional e atributos curriculares. O resultado disso é um serviço mais qualificado, um cliente mais satisfeito e maior credibilidade no mercado.

Ao capacitar seus motoristas você vai sentir as mudanças na prática, pois a tendência é que aconteça uma expressiva redução de acidentes, economia de recursos (como no consumo de combustível), maior produtividade e uma marcante melhora na postura de seu colaborador. Entenda melhor como o treinamento para motoristas funciona!

 

O que achou das dicas deste conteúdo? Elas fazem sentido na sua empresa? Se sim, o próximo passo é com você! Se tiver alguma dúvida é só deixar nos comentários.

E se a dúvida for referente à escolha de cursos para motoristas, nós podemos lhe ajudar com este outro material: Como escolher o melhor curso de motorista de caminhão para sua equipe.

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

SAIBA O QUE A FABET PODE FAZER POR VOCÊ!



Fechar Menu